Nossa história
A Instituição
Venerável Ordem Terceira de São Francisco
A existência da Ordem Terceira de São Francisco, além de histórica, tem passagens de grande influência na vida política e econômica da Amazônia. Pelo seu quadro social e administrativo passaram grandes personagens, como Antônio José Landi, Dom Antônio de Macedo Costa, Antônio Nicolau Monteiro Baena, João Florentino Meira de Vasconcelos, Senador Antônio Lemos, Agostinho Monteiro, Atahualpa Lobato Fernandez, sem demérito para outros grandes irmãos que acompanharam e administraram com muito zelo e capacidade.
A Venerável Ordem Terceira de São Francisco é uma associação beneficente, sem fins lucrativos ou econômicos, cujo tempo de duração é indeterminado, constituído, de acordo com o que prescreve o vigente código de direito canônico, uma congregação de fiéis católicos, de ambos os sexos, de objetivos religiosos, humanitários e científicos, sede e forúm nesta Capital do Estado do Pará.
O Hospital
Hospital da Ordem Terceira Belém
A história do Hospital da Ordem Terceira começa por volta de 1626, com a chegada da Ordem Franciscana ao Estado do Pará.
O principal objetivo era a colonização das terras e do tratamento da população doente. Para cumprir as metas, eles construíram, no litoral da Baia do Guajará, uma pequena barraca de palha com quatro camas rudimentares que serviriam de enfermaria para o atendimento de primeiros socorros e de internação, sem distinção de pacientes quer fossem colonizadores ou colonizados, como pregava a Santa Missão da Irmandade de São Francisco de Assis (DIÁRIO DO PARÁ, 12 dez. 1995).
Em 24 de Junho de 1864, a Ordem Terceira decide pela construção da enfermaria que originaria o futuro hospital. Ela foi construída no pátio ao lado direito da Capela e edificada em três pavimentos.
Em 10 de janeiro de 1867, inaugura-se o Hospital da Ordem Terceira contendo três enfermarias: São Roque, Santa Clara e Santo Ivo.
A Ordem teve destacada atuação não só na questão da saúde como nas questões sociais, tanto que no início do século XX, se tornou centro de referência para outras instituições. A década de 40 foi marcada pelo declínio da Ordem que, por pouco, não provocou a ruína do hospital (DIÁRIO DO PARÁ, 12 dez. 1995).
O tradicional Hospital da Ordem Terceira em Belém-PA, mantido pela Venerável Ordem Terceira de São Francisco, passou por reformas e ampliações, dentre as quais se destaca a construção do patronato onde eram recolhidas as crianças e os adolescentes de mulheres solteiras ou abandonadas pela família e uma creche, hoje não mais existentes.
Missão Institucional
A Venerável Ordem Terceira de São Francisco tem como finalidade: manter, ampliar e atualizar os piedosos intuitos de sua primitiva organização; praticar a caridade, socorrendo os enfermos desvalidos; e prestar assistência médica à população necessitada em geral.
Para isso, o Hospital da Ordem Terceira, inserido na rede SUS, com o intuito de prestar assistência médico-hospitalar a quem procura, com qualidade, utilizando-se de profissionais capacitados e das melhores técnicas possíveis, para manter a qualidade de vida das pessoas, de acordo com os princípios éticos da manutenção da vida, promovendo ações de caratér filantrópico.
A missão de se caracterizar como um centro de referência para a prestação de assistência integral à saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde de Belém, assim como de outras localidades, encaminhados pelo gestor local, particulamente nas áreas de média e alta complexidade, além do aprimoramento dos processos de gestão dos sistemas de atenção ambulatorial e hospitalar dos hospitais vinculados ao SUS.